Diretrizes Metodológicas: Elaboração de Revisão Sistemática e Metanálise de Ensaios Clínicos Randomizados
Tipo de acesso
Aberto
Data
2012Autor
Brasil
Autor
Ministério da Saúde
Autor
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos
Autor
Departamento de Ciência e Tecnologia
Tipo
Ebook
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A revisão sistemática (RS) é um método de síntese de evidências que avalia criticamente e interpreta todas as pesquisas relevantes disponíveis para uma questão particular, área do conhecimento ou fenômeno de interesse. Por se tratar de método explícito e sistemático para identificar, selecionar e avaliar a qualidade de evidências, as revisões sistemáticas são tipos de estudos produzidos por uma metodologia confiável, rigorosa e auditável. Os métodos estatísticos – metanálises, normalmente são inseridos na análise e síntese dos resultados, permitindo aumentar a amostra e a precisão dos desfechos avaliados.
A diretriz aborda as quatro fases da revisão sistemática: planejamento, condução, interpretação e relato da revisão sistemática. Ela não leva em consideração o impacto do tipo de questão no processo da revisão e não esgota todos os mecanismos necessários para entender e realizar o método estatístico de metanálise. Ainda, o detalhamento de alguns conceitos fundamentais necessários à condução da revisão sistemática é apresentado em forma de apêndices.
A importância das diretrizes é orientar e padronizar a elaboração e condução de uma revisão sistemática de qualidade, principalmente devido à lacuna que encontramos na literatura nacional deste tipo de estudo e baixa qualidade metodológica das mesmas. As diretrizes serão guias práticos das principais etapas que estruturam a elaboração de revisões sistemáticas.
Palavras-chave
Normas e Manuais Técnicos Diretrizes Revisão sistemática Metanálise
Coleções
- Ebook [5]